Ijuí/RS - Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2022
Manchetes
Incêndio é registrado no aterro sanitário
Congresso Nacional retoma atividades dia 1º e Pompeo diz que foco será aprovação do 14º dos aposentados e pensionistas
Ijuí já passa de 1,5 mil casos de Covid-19. Jovens entre 20 e 39 anos são os mais infectados
Multa de R$ 5 mil: SMMA já sabe quem descartou clandestinamente lixo em via que recém havia sido limpa por servidores da prefeitura
São Luiz anuncia contratação de mais um lateral esquerdo
Mesmo com atendimentos em queda no final de semana, número de infectados com Covid só aumenta em Ijuí
CNH do RS é a mais cara da região Sul do País
Prefeito de Nova Ramada está em Porto Alegre para assinar convênio de acesso asfáltico
Prefeito Andrei Cossetin está de férias
Bozano é contemplado com recursos do Programa Ilumina RS
Ijuí-RS
O tempo agora
2 de dezembro de 2021

Aumenta número de pedidos de Proagro junto a Emater municipal

O escritório municipal da Emater registrou aumento no número de pedidos de seguro agrícola(Proagro) devido aos efeitos da falta de chuvas nas lavouras de milho. Conforme o chefe do escritório, engenheiro agrônomo Edvin Bernich, há regiões do município onde a perda da lavoura é de aproximadamente 100%, e o milho deverá ser usado como massa verde para alimentação do gado – com o espaço para o cultivo do cereal tendo de ser replantado.

Nos cerca de 5 mil hectares de milho plantados, segundo a Emater seriam necessários pelo menos 60 milímetros de chuva por semana para que a planta pudesse recuperar seu potencial produtivo, uma vez que há lavouras onde a perda é quase de 100%, em outras a quebra chega a 30%, enquanto há outras regiões onde a capacidade de produção chega a 80 sacas por hectare. “Essa variação também está atrelada ao período de plantio da cultura – tendo em vista os efeitos do clima durante a germinação, crescimento e formação das espigas”, conforme o levantamento realizado pela Emater.

Em relação às lavouras de Soja, Edvin Bernich destacou que a área destinada para a oleaginosa está praticamente toda semeada em Ijuí, sendo que 30% deste território já emergiu e o restante ainda está no processo de germinação. A principal cultura de verão também está na dependência da chuva para ter seu desenvolvimento adequado, no entanto os prognósticos meteorológicos preocupam.

 

 

Fonte: Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019