Ijuí/RS - Sexta-feira, 15 de Outubro de 2021
Manchetes
Muro construído ao lado do Ginásio Municipal será derrubado
Prefeito fala em investimentos para ações estruturais e diz que “parque de máquinas recebido por sua administração é uma vergonha”.
Lixão clandestino na região do Tomé de Souza indigna cidadão de Ijuí
Levantamento revela que mais de 500 crianças com até 6 anos ficaram órfãs no Estado devido a Covid-19
Guias do Trem das Missões passam por treinamento
Pró Audi realiza a Expo Audi oferecendo promoções para seus clientes
SMS dá sequência a aplicação da segunda dose da Astrazeneca e da Pfizer
Comissão de triagem divulga músicas selecionadas para o 10° Canto de Luz e 6° Lamparina
Mesa de Bar da Iguatemi FM volta ainda mais Espetacular
Educação Municipal: “Saímos de uma rede analógica para uma rede tecnológica”, diz secretário Cláudio Souza
Ijuí-RS
O tempo agora
24 de setembro de 2021

Aposentados e Pensionistas tem expectativa de receber 14º salário em dezembro

Aposentados e pensionistas de Ijuí estão na expectativa de receber neste ano o 14º salário. Manifestação é do presidente da categoria Leoveral Oliveira, que falou para o programa Repórter na Tarde nesta sexta.

De acordo com ele, o projeto que ontem passou pelo crivo do Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados é fruto de uma ação encaminhada pelo advogado Márcio Gonçalves que atua na Confederação da categoria.

Leoveral de Oliveira disse que a categoria assegurada pelo INSS não recebeu qualquer tipo de auxílio do governo durante a pandemia e refere “que os problemas são relatados na associação todos os dias, pois há muitos jovens de 70 que estão sustentando a sua família só com o dinheiro do benefício”.

O presidente dos aposentados e pensionistas, disse que a classe que tem 35 milhões de integrantes no País nunca desanimou na busca pela cristalização do projeto e contou com o apoio de muitos parlamentares na defesa da nobre causa. “Nós acreditamos que vamos receber o 14º salário neste ano, mas defendemos que os pagamentos passem a ocorrer anualmente por que nossa defasagem salarial é muito grande”, lembrou.

Conforme os dados da Associação, em Ijuí, pelo menos 22% da população é considerada idosa e a inflação para este público é maior do que a noticiada na imprensa. “A inflação farmacêutica é maior do que a da alimentação para o público dos 60 mais por que a maioria destes senhores e senhoras são clientes de carteirinha das farmácias, por isso a necessidade premente de recebermos este benefício adicional do governo”, conclui.

Entenda

O pagamento do 14° salário do INSS tem como objetivo ajudar a população que depende da Previdência Social durante a pandemia de Covid-19. O projeto prevê dobrar o 13º salário, que foi antecipado, por meio do Decreto nº 10.695, tanto em 2020 quanto em 2021.

Nessa quinta-feira o projeto de lei que prevê o pagamento em carácter excepcional do 14º salário foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.

A proposta será agora examinada pela Comissão de Finanças e Tributação, onde ainda aguarda a definição de um relator. Depois, o texto passara pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e se aprovada nestes dois grupos seguirá para o Senado.

Após esta tramitação ainda terá que ser sancionada pelo Presidente Jair Bolsonaro. Caso o Presidente vete total ou parcialmente o projeto, estes vetos serão submetidos ao voto no congresso que tem poder para derruba-los ou mantê-los.

Fonte: Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019