Ijuí/RS - Segunda-feira, 29 de Novembro de 2021
Manchetes
Trabalho prisional na Modulada é case de sucesso a ser implantado em outras casas prisionais gaúchas
Assinado o contrato para obra de pavimentação asfáltica em Coronel Barros
Cronograma de imunização contra a Covid segue na Estação Cultura
“Não podemos encerrar essa linda história que a Expo Ijuí Fenadi tem”, diz presidente da UETI
Quase metade das escolas estaduais da região não tem candidatos a diretor. Eleição ocorre a partir de amanhã
Bazar Solidário do Bom Pastor arrecadou quase R$ 50 mil
Pelo menos 2 mil estudantes das redes Estadual e Municipal estão realizando a prova do Saeb
Defesa das universidades comunitárias será bandeira de Busnello a partir de hoje na Câmara
Ômicrom no Brasil? Brasileiro vindo da África, testa positivo para Coronavirus
Brigada prende 2 por furto de veículo em Catuípe
Ijuí-RS
O tempo agora
20 de outubro de 2021

Água de Ijuí está em análise devido a crescimento de casos da Doença Diarreica Aguda

O aumento dos casos suspeitos de Rotavírus em Ijuí nos últimos dias está fazendo com que a Corsan e o setor de Vigilância Sanitária do Município, por meio do Vigiágua encaminhem amostras da água consumida no município para exames no Laboratório Central em Porto Alegre(LACEN).

Conforme o Coordenador de Vigilância Sanitária Ortiz Jr, até agora entre município Corsan foram encaminhadas para o LACEN 80 amostras de água, no entanto, nenhum problema foi detectado. Ortiz salienta que amostras de “fezes” também foram enviadas para o Laboratório Central, para analise e possível detecção do rotavírus. “O material foi coletado de alguns pacientes que foram a UPA apresentando sintomas diarreicos. Os resultados estão sendo aguardados”, informou. O coordenador disse ser necessário analisar todas as possibilidades para descobrir de fato qual a causa do aumento no número de pessoas com estes sintomas.

Informações da Secretaria da Saúde apontam que a Unidade de Pronto Atendimento teve grande procura no plantão de feriadão municipal de pessoas com sintomas provocados pelo vírus que provoca a Doença Diarreica Grave(DDA).

Na UPA o enfermeiro Tiago Zientarski informou na manhã de hoje(20) ao jornalismo da Repórter que neste mês de outubro já foram procedidos 180 atendimentos devido por diarreia aguda enquanto em setembro tinham sido realizados 70 atendimentos. No entanto no feriado, dados que ainda estão sendo compilados, a procura aumentou sensivelmente, com maior incidência  especialmente de pacientes com idade entre Um e 10 anos.

A Corsan, por sua vez, informou que por solicitação do Centro de Vigilância Estadual, aumentou o índice de cloro da água nesta semana para 0,9mm. Outro fator lembrado é para que nos reservatórios de água particulares haja o controle e limpeza das caixas d´água, item preponderante para manter a qualidade do liquido.

O Rotavírus causa uma doença diarréica aguda. Trata-se de uma das mais importantes causas de diarréia grave em crianças menores de 5 anos, particularmente nos países em desenvolvimento. O Virus é também uma das principais causas de diarreia grave em lactantes e crianças jovens, e é um dos diversos vírus que causam infecções comumente chamadas de gastroenterites.

Fonte: Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019