Ijuí/RS - Domingo, 07 de Agosto de 2022
Manchetes
3° suspeito de homicídio por tráfico de entorpecentes e mulher que estava foragida são presos pela Brigada Militar
29º BPM prende 2º suspeito de homicídio, por tráfico de entorpecentes em Ijuí
29º BPM prende homem por tráfico de entorpecentes em Ijuí
Prerrogativas da advocacia e lei do abuso de autoridade foi tema de evento na OAB de Ijuí
Festival do queijo e do vinho do Rotary tem todos os ingressos vendidos
Câmara inicia a implantação do Processo Legislativo Eletrônico
Igor Pavan é mais um contratado para defender o gol do São Luiz
HCI tem recursos garantidos pelo Ministério da Saúde para aquisição de novo Acelerador Linear
Médico oncologista de Ijuí participará de congresso europeu sobre diagnostico e tratamento do Câncer
Mulher é atingida com 12 golpes de faca em tentativa de feminicidio registrada em Ijuí
Ijuí-RS
O tempo agora
29 de julho de 2022

Ações do julho verde da AAPECAN alertam para cuidados com câncer de cabeça e pescoço

Dentro das ações do chamado julho verde que tem o andamento da campanha de prevenção aos cânceres de cabeça e pescoço a AAPECAN segue as ações de orientação e prevenção às doenças.

A psicologa Flávia Zenni destacou no Fatorama a importância de as pessoas estarem atentas a sintomas que aparecem em geral na boca, laringe e faringe, mas alertou que “nem sempre os sintomas são perceptíveis porque na fase inicial, o câncer de cabeça e pescoço é uma doença silenciosa. Por isso é importante a visita ao médico ou ao odontólogo que também pode num exame de rotina detectar a doença “, disse Flávia.

O assessor de comunicação Gabriel Araujo salientou as ações da AAPECAN que vem no sentido do esclarecimento aos usuários, com debates por meio das redes sociais, veículos de comunicação,  contribuindo para a educação e conscientização em relação a informação preventiva.

Conforme Flávia Zenni a AAPECAN tem 4.293 pessoas atendidas na região com algum tipo de câncer sendo que 687 são casos que acometem a regiao da cabeça e pescoço.

Neste ano está ocorrendo a 6ª edição da campanha preventiva e conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de que haja grande aumento dos casos nesta região da cabeça e pescoço.

A Associação tem na cidade de Ijuí 580 pessoas com cadastro ativo, oriundos de uma região de 120 municipios, que também é a região de abrangência do Cacon do HCI. Gabriel lembrou que o apoio a estas pessoas vem com o auxílio da comunidade para a casa de apoio que comporta ate 30 acomodações e tem cerca de 14 profissionais trabalhando.

As doações que contribuem para manutenção das ações da AAPECAN podem ser encaminhadas por meio do contato telefonico 3333-0289 ou celular/watts 981530123.

 

 

Fonte: Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019