Ijuí/RS - Segunda-feira, 29 de Novembro de 2021
Manchetes
Trabalho prisional na Modulada é case de sucesso a ser implantado em outras casas prisionais gaúchas
Assinado o contrato para obra de pavimentação asfáltica em Coronel Barros
Cronograma de imunização contra a Covid segue na Estação Cultura
“Não podemos encerrar essa linda história que a Expo Ijuí Fenadi tem”, diz presidente da UETI
Quase metade das escolas estaduais da região não tem candidatos a diretor. Eleição ocorre a partir de amanhã
Bazar Solidário do Bom Pastor arrecadou quase R$ 50 mil
Pelo menos 2 mil estudantes das redes Estadual e Municipal estão realizando a prova do Saeb
Defesa das universidades comunitárias será bandeira de Busnello a partir de hoje na Câmara
Ômicrom no Brasil? Brasileiro vindo da África, testa positivo para Coronavirus
Brigada prende 2 por furto de veículo em Catuípe
Ijuí-RS
O tempo agora
6 de outubro de 2021

4ª turma do curso de medicina recebe jalecos em aula inaugural na Unijuí

No inicio desta semana, ocorreu no formato híbrido a aula inaugural da 4ª turma do curso de Medicina da Unijuí. Enquanto a abertura e a entrega de jalecos ocorreram presencialmente, no Salão de Atos da Universidade, a palestra “A prática médica atual e os desafios da saúde digital” foi realizada de forma remota. Todo o evento foi transmitido pelo canal do curso de Medicina no You-tube.

Em sua fala de saudação, a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, destacou que para a Instituição é um momento especial receber uma nova turma. “Assim como com os demais cursos da Universidade, somos muito comprometidos com a implementação do curso de Medicina, que já conta com 68 professores. Há poucos meses recebemos a visita de monitoria do Ministério da Educação (MEC) e, há duas semanas, tivemos o parecer: recebemos muitos elogios quanto ao curso, à estrutura da Universidade e ao corpo docente, o que nos deixa felizes e satisfeitos”, ressaltou.

O coordenador do curso de Medicina da Unijuí, professor Jorge Brust, lembrou que o curso surgiu de um projeto, chamado Mais Médicos, do governo federal, que buscou descentralizar a formação de profissionais, por meio da instalação de cursos em instituições com estrutura adequada e com redes de saúde bem estruturadas. A região, como lembrou, luta para ter um número satisfatório de médicos: hoje são 0,79 para mil habitantes, enquanto que em países desenvolvidos, a média é de 3,5 por mil habitantes. Uma das características do curso na Unijuí é que cerca de 70% dos estudantes são da região.

Para palestrar, foi convidado médico e doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp, com pós-doutorado na Universidade de Montreal, no Canadá, Luiz Odorico Monteiro de Andrade. Para debater o tema “A prática médica atual e os desafios da saúde digital”, o convidado iniciou sua fala citando as “Três eras de previsão tecnológica”, de Harold Linstone, lembrando que muitos estudantes nasceram no final da Era Industrial ou na Era das Comunicações, mas iriam exercer a medicina na Era Molecular – datada de 2024 a 2080. E que até lá, muitas transformações terão ocorrido, especialmente na área médica – com a incorporação de novas tecnologias e inteligência artificial.  Após a palestra, foi realizada a cerimônia de entrega dos jalecos.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019