O Instituto Penal de Ijuí em virtude da necessidade de manutenção da ordem e disciplina na casa prisional teve a realização na manhã desta quinta-feira(7), de uma revista geral. Participaram da ação servidores do GIR3, servidores do estabelecimento prisional e servidores da 3ª Delegacia Penitenciária Regional(DPR).
Foram realizadas revistas minuciosas nos apenados em todas as celas e alojamentos, sendo apreendidos 40 buchas de maconha – identificada pela cor, cheiro e textura, 17 carregadores de celular, 2 baterias para celular e 21 aparelhos de telefone celular.
O Diretor do Instituto Penal Diego Zimermann destacou que como os materiais foram encontrados em celas e não em posse dos apenados, vão agora passar por identificação, inspeção para tentar identificar os proprietários. Em caso de identificação, o apenado responsável responderá por processo administrativo. Os aparelhos também passarão por perícia e desbloqueio.
O diretor destacou que após averiguações há a possibilidade de apenados serem transferidos para a Penitenciária Modulada, mas não confirmou quantos.
Indagado pelo jornalismo da Repórter sobre como entram no IPI estes materiais, Zimermann disse que a maioria é por arremesso. “Fica fácil por se tratar de uma casa prisional que está na zona urbana”, frisou. Há também a possibilidade de entrada quando de visitas ou do retorno do serviço externo, quando eventualmente os apenados escondem os dispositivos eletrônicos, mas isso agora, segundo o diretor, será apurado para responsabilização dos envolvidos.
Fonte: Rádio Repórter voltar