Notícias >

16/06/2017
15:21

Câmara de Vereadores reúne entidades para debater estratégias de combate as drogas em Ijuí

A Comissão Especial da Câmara de Vereadores constituída para realizar análise e estudos quanto a real situação da drogadição no Município de Ijuí, promoveu um encontro ontem na sala de reuniões do Poder Legislativo.

 

Convidados para o debate, compareceram a reunião, representantes do Juizado da Infância e da Juventude, Promotoria Pública, Conselho Tutelar, Delegacia de Policia Regional, Brigada Militar, Coordenadoria Regional de Educação, Grupo de Artilharia de Campanha, Hospital de Caridade de Ijuí, Hospital Bom Pastor, Secretarias Municipais de Saúde, de Educação e de Desenvolvimento Social, além dos Centros de Atenção Psicossocial.

 

O Major Goes, salientou as operações que a Brigada Militar vem fazendo com dezenas de prisões por envolvimento com o tráfico de drogas, barrando a venda e o consumo de entorpecentes. Salientou que todos os homicídios ocorridos em Ijuí, até agora, estão relacionados com o tráfico de drogas.

 

O Delegado Regional de Polícia, Ricardo Miron destacou o trabalho de investigação e a cooperação entre Brigada e Policia Civil. Salientou, porém que a Civil só atua na consequência, prendendo os traficantes e pessoas portando drogas, mas falta um trabalho preventivo e de conscientização para atacar a causa, ou seja, evitar que jovens e adolescentes passem a usar drogas.

 

A titular da Promotoria da Infância e da Juventude, Marlise Cordenonsi Bortoluzi, ressaltou o trabalho de palestras nas escolas das redes estaduais e municipais e a atuação do Ministério Público nas festas de formatura e na ExpoIjuí, com vistas a coibir a ingestão de bebida alcoólica por crianças e adolescentes. Para a promotora o Álcool é a porta de entrada para as demais drogas, por isso a importância de evitar que crianças e adolescentes comecem já a consumir bebidas alcoólicas.

 

A Secretaria da Saúde chamou a atenção para alto número de pessoas internadas em Ijuí por vicio em drogas como Craque e a Cocaína. Em 2015, foram 356 internações, e em 2017, até agora, já foram internadas 257 pessoas. Já foram registrados setenta e sete casos novos em seis meses. Também ressaltaram o encaminhamento de 35 dependentes para clínicas de desintoxicação fora de Ijuí.

 

Destaque para o programa Vida da Secretaria Municipal de Educação, que trabalha através de palestras, a prevenção ao uso de drogas e para o Programa Saúde na Escola, da Secretaria Municipal da Saúde que desenvolve ações de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e contras drogas. Esse programa vem sendo realizado desde 2010 e neste ano vai atingir sete mil alunos da rede pública.

 


Fonte: Redação

Notícias Relacionadas

BUSCA NO SITE

Um valor é necessário.