Notícias > Educação

21/03/2017
11:34

Câmara de Vereadores de Ijuí homenageia os 60 anos de ensino superior na região

Na noite de ontem, a Câmara de Vereadores de Ijuí prestou homenagem aos 60 anos de Ensino Superior na região. Na sessão, a Reitora da Unijuí, Cátia Nehring, recebeu uma placa marcando a data. A homenagem diz respeito ao movimento que iniciou na década de 1950, com a implantação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI), embrião da Unijuí.


 

Após a abertura da sessão, o vereador César Busnello se pronunciou em nome de todas as bancadas e enfatizou a importância do movimento. Destacou que a Universidade forma profissionais não só preparados tecnicamente para o mercado de trabalho, mas também profissionais que sabem o seu papel na sociedade.


 

Na sequência, a Reitora ressaltou que a instituição formou mais de 30 mil pessoas ao longo desses anos, reafirmando que isso é um orgulho para toda região. A Unijuí é a casa da reflexão, do questionamento e do debate, é o que queremos ser. Contribuímos para o desenvolvimento a partir da educação”, enfatizou.


 

Para finalizar a homenagem, a vereadora Alexandra Lentz foi chamada para entregar a placa de Honra ao Mérito para a Reitora Cátia Nehring. Em 1956, com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí, Instituição que anos mais tarde daria origem a Unijuí, foi dado o passo inicial para a constituição do ensino superior na região noroeste do Rio Grande do Sul.


 

O pioneirismo se deu graças à Ordem dos Frades Menores Franciscanos, conhecidos como Capuchinhos, e à comunidade ijuiense e regional, que juntos iniciaram uma mobilização. Um ano depois, no dia 16 de março de 1957, a FAFI era instalada.

BUSCA NO SITE

Um valor é necessário.