Notícias > Rural

10/11/2016
05:52

Rede Leite lança livro de pesquisa e desenvolvimento

Com a finalidade de debater sobre a cadeia do leite e quais os possíveis mercados e oportunidades no setor leiteiro para o próximo ano, produtores rurais e entidades se reuniram para o 3º Fórum da Rede Leite.

 

O evento, realizado na manhã desta quarta-feira, 9, no Salão de Atos da Unijuí, é uma promoção da Emater/RS com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro); Cooperfamiliar; Dalacto; Unijuí; Unicruz; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Instituto Federal Farroupilha, com o apoio do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado (Sindilat).

 

O gerente local da Emater, Carlos Turra, aproveitou a abertura para parabenizar e agradecer a presença dos 43 municípios que compõem a regional de Ijuí. "O leite é uma atividade primordial e principal na região, com mais de 14 mil produtores e gerando em torno de 20% da produção Estadual", disse Turra, lembrando que o desafio é ampliar ainda mais essa questão.

 

Também fez uso da palavra o chefe geral da Embrapa Pecuária sul, Alexandre Costa Varella, onde comentou a atuação descentralizada da Embrapa no sentido de promover um trabalho cada vez mais colaborativo, citando a Rede Leite como principal referência dessa integração entre as entidades.

 

O prefeito Fioravante Ballin ressaltou os índices que colocam a região como a melhor bacia leiteira do Estado. "Temos de fortalecer ainda mais essa demanda acerca do leite e seus derivados, observou. Ballin também aproveitou o momento para citar o investimento de mais de R$40 milhões na unidade da Lactalis em Ijuí, conforme anúncio feito em setembro deste ano.

 

Durante a abertura do 3ª Fórum da Rede Leite, foi lançado, ainda, o livro Rede Leite: Pesquisa e Desenvolvimento. A obra é escrita por várias mãos, e busca a qualificação do trabalho junto aos agricultores, além de uma atuação diferenciada em prol do desenvolvimento rural. Segundo os autores, é fundamental esse respaldo e reconhecimento das entidades para que o trabalho siga gerando resultados.

 

Também estavam presentes durante o cerimonial o chefe do Departamento de Estudos Agrários (Deag) da Unijuí e representante do reitor Martinho Luís Kelm, o professor Roberto Carbonera; a reitora da Unicruz Patrícia Bianchi; o representante da presidência da Emater/RS, Giancarlo Rubin; e o presidente da AGEL e representante da Cooperfamiliar, Carlos Denis de Lima.

BUSCA NO SITE

Um valor é necessário.