Notícias > Internacional

10/11/2016
05:43

Cuba anuncia exercício militar de defesa após eleições nos EUA

Passadas algumas horas da eleição de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, o governo de Cuba anunciou que fará um exercício militar na próxima semana. O comunicado foi publicado no jornal do Partido Comunista Cubano, o Gramna, nesta quarta-feira, e não menciona Trump ou o processo eleitoral americano.

 

A justificativa para o exercício, batizado de “Bastión 2016”, é “a preparação do país para a defesa nacional e territorial” de Cuba. Os militares farão o simulado entre 16 e 18 de novembro. As Forças Armadas de Cuba anunciaram que nos dois últimos dias, que serão em um fim de semana, a instrução terá “o movimento de tropas e de material de guerra, voos da aviação e explosões nos casos que se requeira”.

 

Nos últimos anos, Cuba e Estados Unidos reaproximaram-se após anos sem diplomacia. Neste ano, Barack Obama fez a primeira visita oficial de um presidente americano à ilha em décadas e há duas semanas os Estados Unidos se abstiveram de votar contra o pedido da ONU que requer o fim do embargo a Cuba, em um gesto histórico.

 

O futura das relações com Donald Trump, entretanto, fica em aberto.


Fonte: Correio do Povo

BUSCA NO SITE

Um valor é necessário.