Notícias > Cultura

04/11/2016
05:53

Envolver famílias no incentivo à leitura é foco da Feira do Livro deste ano em Ijuí

Com o tema "Vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar, e na Praça vamos ler e brincar", teve início nesta quinta-feira, 3, a programação oficial da 27ª Feira do Livro Infantil do Sesc e 24ª Feira do Livro de Ijuí.

 

Visando estimular a leitura e envolver as famílias ijuienses, o evento tem suas atividades concentradas na Praça da República, e acontece até o próximo domingo, 6, das 9h às 21h. Em meio às atrações, as Feiras contam com a comercialização de livros, Mostra de Trabalhos e Projetos Pedagógicos das Escolas Públicas e Privadas, além de inúmeras apresentações musicais e teatrais.

 

Este ano, a Feira do Livro tem como patronesse a professora Miriam Sirlei Wassermann Metzdorf. Natural de Porto Lucena, ela é graduada em Pedagogia pela Unijuí, com habilitação para as séries iniciais do 1º ao 2º grau do magistério.

 

Em sua carreira como docente, Miriam atou nas instituições Colégio Sagrado Coração de Jesus (CSCJ); Escola Municipal Deolinda Barufaldi; Escola Municipal Dona Leopoldina; Colégio Geração Positiva e Escola Municipal de Educação em Tempo Integral Eugênio Storch, na qual trabalha até hoje. 

 

"Vem, vamos ler!", foi o convite de Miriam durante a abertura do evento, onde desejou alegria, diversão e encantamento às crianças que prestigiam esses quatro dias de Feira. A patronesse também aproveitou o momento para agradecer pela oportunidade de ser a anfitriã deste ano, "Agradeço por esta missão nobre que me enche de expectativas", disse. 

 

"A Praça está mais colorida e alegre com a presença de todos vocês", iniciou o prefeito Fioravante Ballin, que usou a palavra para lembrar o público presente sobre um dos principais objetivos do evento. "Estamos aqui para reviver, tanto no real quanto no imaginário, o quanto a escrita, a leitura e o livro representam para todos nós", disse.

 

Entre as primeiras atividades do evento na manhã desta quinta-feira, 3, o público presente prestigiou uma animação cultural com Roger Castro; o espetáculo teatral Escravos de Jó, do grupo Tem Gente Teatrando; o encontro com a escritora viviane Juguero, autora do livro Canto de Cravo e Rosa; Clássicos no Violino e Saxofone com Oséias Machado no Palco Alternativo do Sesc; além de uma visita especial ao Hospital de Caridade de Ijuí (HCI).

 

À tarde, a programação seguiu com lançamentos  literários e sessões de autógrafos, além do momento Ciranda Cirandinha, no espaço da Secretaria Municipal de Educação (Smed); a inauguração da Geladeira Cultural do Rotary Club Nova Geração; Contação de Histórias com Roni Castro no Palco Alternativo do Sesc; palestra com o Dr. Amadeu de Almeida Weinmann no Colégio Sagrado Coração de Jesus; e apresentação do projeto Pau Brasil Instrumental, com o professor Jair Gonçalves. 

 

Confira a programação completa da 27ª Feira do Livro Infantil do Sesc e 24ª Feira do Livro de Ijuí clicando aqui.

BUSCA NO SITE

Um valor é necessário.