Notícias > Rural

03/06/2016
05:59

Farsul disponibiliza levantamento dos dados de produção dos municípios

A Farsul está disponibilizando, em seu site, um levantamento dos dados de produção agrícola e pecuária de todos os municípios que possuem sindicatos rurais.

 

Os relatórios foram elaborados pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul e trazem informações como área plantada, produção e rendimento de grãos, produção pecuária de bovinocultura e ovinocultura, em forma de planilhas e gráficos. As informações são de livre acesso ao público.

 

O economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, explica que o interesse em apresentar esses dados aos sindicatos e produtores já existia há algum tempo.

 

O objetivo é oferecer instrumentos que qualifiquem as informações e as gestões de cada sindicato, permitindo que seja possível identificar a real participação do setor na economia de cada município. Para as próximas atualizações está previsto a inclusão da participação da agropecuária no PIB de cada cidade.

 

As planilhas fazem uma recuperação histórica, trazendo os números desde 1990. Para Luz, isso permitirá uma avaliação mais ampla. “será possível analisar se a área plantada cresceu ou reduziu, se aumentou mais o produto A ou B”, explica.

 

“A mesma coisa vale para a produção. Têm municípios que em 1990 o principal produto era um que agora, em 2016, não é mais. E muitas vezes as pessoas não percebem o que é mais importante para o seu município porque tem na sua memória um dado antigo”, completa. 

 

Os dados da pecuária de corte se referem ao município de origem dos animais e não dos frigoríficos. Além do volume de bovinos e ovinos, também é informado o quanto foi gerado de recursos financeiros às cidades.

 

O economista destaca que esta é uma forma de compartilhar e descentralizar as informações que a Federação possui. “Desse modo qualificamos a participação dos sindicatos nos fóruns, junto à imprensa, em reuniões que envolvem não só a questão agrícola, mas também os outros setores da economia. Não temos dúvida que esses dados serão bastante úteis”, afirma.

 

Ele ressalta que o interesse é ampliar esse tipo de serviço, “nós queremos ter mais contato, queremos disponibilizar mais informações aos sindicatos rurais e esse é o meio”, comenta.

BUSCA NO SITE

Um valor é necessário.