Notícias > Rural

14/02/2016
12:42

Governador Sartori participou da abertura da colheita do milho em Condor

O evento na última sexta feira, na Sementes Costa Beber, em Condor, foi marcado pelo clima de otimismo, que vem embalando a colheita do grão em razão das produtividades acima do esperado e da alta do preço médio - entre R$ 30 e R$ 40 a saca.

 

No ciclo anterior, a produção ficou ao redor de 6,2 milhões de toneladas. O Grupo Costa Beber possui uma unidade beneficiadora de sementes em Condor desde 1996 e atua também nos municípios de Palmeira das Missões, Santo Augusto e Ijuí.

 

A mecanização das lavouras se iniciou há cerca de 40 anos. São três gerações investindo na produção de grãos (soja, milho e trigo). O Governador Sartori, que participou do evento, destacou a atuação da família Costa Beber, que vem mantendo suas atividades no campo há  décadas.

 

Ressaltou que o aumento das produtividades - em algumas lavouras passando até das 200 sacas/hectare - e disse que o milho é extremamente importante para a produção agropecuária e para a rotação de culturas. 

 

Os agricultores são os atores principais, dedicam suas vidas à produção. Se a colônia não planta, a cidade não almoça e não janta”, ressaltou. O governador destacou ainda o apoio e a parceria com o setor e disse que a soma de esforços fará com que o Rio Grande volte a ser uma potência - do fazer, do trabalho, do resultado.

 

Ex-ministro da Agricultura e presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Allysson Paolinelli disse que nos próximos 30 anos, o cereal será o mais requisitado do mundo e o Brasil é o país que tem condições de atender a essas necessidades. Acrescentou que o Rio Grande do Sul vem passando por mudanças, que o Estado tem comando e vai se recuperar das dificuldades que enfrenta.

 

Estiveram presentes a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Silvana Covatti, os secretários Ernani Polo (Agricultura, Pecuária e Irrigação), Tarcísio Minetto (Desenvolvimento Rural e Cooperativismo) e Pedro Westphalen (Transportes), o vice-presidente do BRDE, Odacir Klein, deputados estaduais, federais, representantes de cooperativas e do setor do agronegócio.


Fonte: Redação

BUSCA NO SITE

Um valor é necessário.