Notícias > Internacional

21/12/2015
10:42

Presidente da Fifa é banido do futebol por oito naos

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o presidente da Uefa, Michel Platini, foram suspensos por oito anos de qualquer atividade relacionada ao futebol, anunciou nesta segunda-feira a justiça interna da entidade que comanda o futebol mundial.

 

O pagamento de 1,8 milhão de euros em 2011, supostamente por trabalhos de assessoria de Platini à Fifa concluídos uma década antes, sem um contrato escrito, resultou em um primeiro momento em uma suspensão provisória que chegaria ao fim em janeiro, à espera do veredicto de fato da questão.

 

Embora as acusações de corrupção não tenham sido mantidas, a justiça interna da Fifa considerou ambos culpados de "conflito de interesses" e de "gestão desleal". Platini deve pagar ainda uma multa de 80 mil francos suíços (74 mil euros), maior que a multa atribuída a Blatter, fixada em 50 mil francos suíços (46.295 euros).

 

Os dois dirigentes podem recorrer da condenação de oito anos ao Comitê de Apelação da Fifa e depois, eventualmente, ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). O tempo joga contra o ex-jogador da seleção francesa, já que Platini desejava disputar a eleição presidencial da Fifa, programada para 26 de fevereiro.

 

O suíço Blatter, de 79 anos, já estava praticamente aposentado, mas esperava ter a possibilidade de presidir a Fifa até a eleição de seu sucessor no congresso de fevereiro. Platini, 60 anos, poderia agora tentar comparecer ao TAS diretamente, sem passar primeiro pelo Comitê de Apelação da Fifa, para agilizar o processo, mas para isto precisaria da autorização da Fifa, algo que parece pouco provável, segundo fontes ligadas à entidade máxima do futebol mundial.


Fonte: Correio do Povo

BUSCA NO SITE

Um valor é necessário.