Notícias > Política

26/07/2018
16:59

Cerca de 1.200 mesários de Ijuí estão sendo contatos para atuar nas 212 sessões eleitorais

Crédito: Reprodução/Internet

Os cerca de 1.200 mesários que irão trabalhar nas eleições de outubro nos 6 municípios da área de atuação da vigésima terceira zona eleitoral com sede em Ijuí estão sendo contatados via celular, e-mail ou whatsapp, com o objetivo de informá-los sobre o trabalho que mais uma vez terão de empreender. Desse total, aproximadamente mil pessoas deverão atuar em Ijuí, informou o chefe do cartório eleitoral, Valdeci Vanderlei da Cunha. Em entrevista ao Fatorama, ele confirmou que a grande maioria, são cidadãos que trabalharam no pleito anterior.

 

 

O município tem cerca de 212 sessões, distribuídas por vários locais. O número de votantes aumentou para próximo de 64 mil. Esse acréscimo corresponde a eleitores novos e pessoas que vieram de outros municípios para trabalhar e morar em Ijuí. As urnas estão adaptadas para receber o voto por meio de biometria em todos os seis municípios da área de atuação da vigésima terceira subsecção, porém, em Ijuí, somente 40% dos eleitores estão cadastrados para votar nessa modalidade.

 

 

O período atual é de convenções até cinco de agosto e depois, inicia o prazo de registros das candidaturas, até o dia 15. No dia seguinte, começa efetivamente a campanha de divulgação dos postulantes a cargos políticos. As regras permanecem as mesmas, não sendo permitido pedir voto explicitamente antes do início da propaganda oficial. Cunha alerta que encerra dia 23 de agosto, o prazo para solicitar permissão de voto em trânsito para quem estiver fora de seu domicílio eleitoral e para mudança de local de votação por pessoas com dificuldade de locomoção.

 

Ele também chamou atenção para a divulgação de propaganda nas redes sociais, alertando ser proibidas ofensas a qualquer candidato, sob pena de sansões previstas em lei.


Fonte: Redação.

BUSCA NO SITE

Um valor é necessário.