Notícias > Geral

29/05/2018
13:57

Emater faz avaliação sobre culturas da estação

Crédito: Reprodução/Internet

Em fase final de plantio, a aveia apresenta germinação desuniforme em virtude da falta de chuva em momentos decisivos, apresentando alguma melhora a partir da normalização das precipitações. A projeção é de que Ijuí cultive cerca de oito mil hectares nesta safra, disse o técnico agrícola da Emater, Edwin Bernich. Outra cultura da estação, a canola ainda tem tempo hábil até 31 de junho para ser semeada. Trigo, cevada e centeio também apresentaram problemas especialmente pela falta de fertilizantes que não chegaram devido aos bloqueios nas estradas.

 

 

 

Sobre o trigo, disse que há dúvidas quanto ao tamanho da área a ser plantada, porém, acredita que deve haver um aumento devido ao bom preço que o cereal alcançou nos últimos dias, deixando o produtor entusiasmado. No entanto, o problema de muitos é acessar o crédito rural, pois todo aquele que fez mais de três Proagros fica impedido de fazer custeio. O retrospecto da cultura também conta no momento de decidir sobre o plantio, observou Bernich. A melhora das condições climáticas também vai influenciar positivamente nesta hora.

 

 

 

Sobre o tempo, a Emater diz que há uma previsão de clima intermediário daqui pra frente, sem maiores sobressaltos, indicando que as condições serão favoráveis para todas as culturas de inverno. Em relação as verduras, produtores que utilizaram tecnologia estão colhendo produto de boa qualidade. Quanto a tarefa de correção de solo, a recomendação de Bernich é que seja recolhida uma boa amostra de terra para a análise, pois isso pode dar um resultado melhor. Na dúvida, o produtor deve buscar ajuda dos técnicos da Emater, completou.


Fonte: Redação.

BUSCA NO SITE

Um valor é necessário.