Notícias > Política

20/04/2018
13:53

Alunos do curso de Letras e Pedagogia da Unijuí participaram de debate sobre Escola sem Mordaça, projeto do deputado Juliano Roso

Deputado Juliano Roso (PCdoB). Crédito: Reprodução/Internet

Estudantes do curso de Letras e Pedagogia da Unijuí, participaram recentemente de debate sobre a Escola sem Mordaça. O deputado Juliano Roso (PCdoB), autor do projeto na Assembleia Legislativa, conduziu a palestra. Durante o encontro, o parlamentar fez uma apresentação apontando os avanços dos grupos que pregam o autoritarismo e a censura em sala de aula. Juliano destacou a importância da mobilização dos educadores, para frear projetos que perseguem minorias e criam um ambiente policialesco em sala de aula.

 

 

 O escola Sem Mordaça é um contraponto ao projeto ‘Escola Sem Partido’. Segundo Juliano, o Escola Sem Partido é uma proposição inconstitucional e restringe a liberdade de professores e compromete a qualidade do ensino público do país. “Queremos garantir a livre manifestação de pensamento nas escolas públicas e privadas gaúchas. A liberdade de aprender, ensinar e pesquisar é garantida pela Constituição Federal.”

 

 

 O parlamentar destaca que a proposta visa assegurar a manifestação do educador em sala de aula sem qualquer censura ou vigilância, que colocaria em xeque o ambiente plural, democrático e de possibilidade de aprendizagem. “O aluno tem todas as condições e capacidades de questionar seu professor, de dialogar. A escola tem esse objetivo, ser um ambiente plural, aberto para a discussão e para o debate.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Fonte: Redação.

BUSCA NO SITE

Um valor é necessário.