Notícias > Geral

16/04/2018
14:14

Esgoto sanitário em Ijuí teve dados atualizados no Fatorama pelo gerente da unidade loca da Corsan, Flávio Krampe

Crédito: Flávio Krampe/ Repórter

Esgoto sanitário em Ijuí teve dados atualizados no Fatorama pelo gerente da unidade local da Corsan. Conforme Flávio Krampe, a Corsan está dando sequência às obras de implantação, estando hoje na bacia 15, na região da Apae, incluindo ruas 14 de julho e imediações, alcançando também parte da 21 de abril.  Contou que foi necessário o uso de explosivos de reduzida potência, ao lado da Apae, para a retirada de uma pedra que impedia a colocação da tubulação.

 

 

 O sistema de esgotamento tem implantado hoje tubulações em cerca de 15 % da cidade, o que permitiria o tratamento de um bom percentual na cidade. No entanto, não é o que acontece, pois segundo Krampe, “muitos proprietários ainda não ligaram.  Ou seja, a obra de instalação da nova tubulação está concluída, mas o dono da casa ou do estabelecimento em frente ainda não procedeu na interligação, fazendo a sua parte para o meio ambiente, e deixando de fazer o esgoto correr na tubulação pluvial como ainda acontece na maior parte da cidade.  Segundo Krampe, os proprietários beneficiados são notificados assim que a obra é concluída em determinada região da cidade para que realizem a interligação entre a casa e a rede da Corsan, garantindo um destino correto para os dejetos.  “Quanto mais cedo, mais vantagem terá no pagamento”, disse o gerente, explicando que se fizer a ligação nos 30 primeiros dias, receberá uma carência de 6 meses para o primeiro pagamento.

 

 

 

 Krampe relatou na entrevista que há moradores relutantes, mas lembrou que o esgoto será cobrado da mesma maneira. Um convênio entre Ministério Público e Agergs concedeu um prazo para antes de iniciar pela chamada disponibilidade.  O cálculo sobre o acréscimo na conta é sobre o consumo do metro cúbico de água, hoje na faixa dos 5 reais. O consumidor pagará na nova taxa 70 % do consumido com água dentro do mês. O gerente lamentou que nem todos tem a compreensão do significado desse investimento feito pela Corsan ao município e do ganho ambiental que todos terão no futuro.

 

 

 


Fonte: Redação.

BUSCA NO SITE

Um valor é necessário.