Notícias > Cultura

12/04/2018
11:08

Cine Globo apresenta projeto de cinema para Ijuí

O Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Sergio Correia, confirmou hoje no Fatorama, que será na próxima sexta feira dia 20, ás 16 horas 30 minutos no Salão Farroupilha na prefeitura de Ijuí, o lançamento do Projeto do Cinema, apresentado pelos empresários proprietários do Cine Globo de Três Passos.

 

Os empreendedores já adquiriram a área e o projeto para Ijuí, prevendo 2.100 metros quadrados de área construída, incluindo duas salas de 140 lugares cada, além de garagem. A área está localizada na Rua Álvaro Chaves, proximidades do MP local.

 

Sérgio Correia lembrou que o empresário do setor Roberto Levi, atua em Três Passos há mais de 60 anos, além de Santa Rosa e Palmeira das Missões. Na tarde de ontem, o secretário Sérgio Correa, esteve em Porto Alegre, onde participou na Assembleia Legislativa, da homenagem feita pela deputada Zilá Breitenbach às mais de seis décadas de atividade da empresa Cine Globo Cinemas, em Três Passos.

 

Ontem no grande expediente na Assembleia Legislativa, a deputada Zilá Breitenbach (PSDB), homenageou o Cine Globo, cuja história iniciou em Três Passos e hoje é uma referência na região Noroeste do RS. A parlamentar lembrou que o cinema dá a possibilidade do cidadão sair de seu cotidiano, e conhecer novas culturas, novos países, aprender sobre eventos históricos e personagens conhecidos, estando aí uma arte de contar histórias, das principais qualidades desta arte.

 

Zilá explica que hoje tem a gratificante missão de contar a história do Cine Globo, o Cinema de Três Passos, que agora se expande pela região Noroeste, levando lazer e cultura para os gaúchos. Ex-prefeita de Três Passos, ela enfatizou que a história do Cine Globo não pode ser contada sem reverenciar a Família Levy. Lembrou que foi graças a eles, que tiveram persistência, e acreditaram em seus sonhos, que hoje o cinema é realidade em Três Passos, Santa Rosa e Palmeira das Missões, e ainda este ano deve iniciar a construção em Ijuí.

 

A deputada relatou toda a trajetória de mais de meio século do Cine Globo, desde o início, quando era administrado por Juninho Bertin, conseguiu atender os visitantes graças à parceria com a Família Levy, que se tornou sócia do empreendimento ao ceder dois geradores. Em 1950 Alberto Levy tornou-se proprietário único do Cine Globo e a família mudou-se para Três Passos.

 

Nesta época o imóvel onde as projeções aconteciam foi solicitado para a instalação do cartório. Assim, Levy comprou o terreno onde hoje está instalado o Cine Globo e uma olaria que auxiliou na construção do novo prédio. A construção demorou um pouco mais do que o previsto, já que um vendaval derrubou parte da estrutura construída, mas com persistência a família refez a obra, cuja reinauguração aconteceu no final de 1955.

 

A deputada Zilá lembrou de todo o empenho de Alberto Levy, que acompanhou a trajetória do Cine Globo até o ultimo dia de sua vida, falecendo aos 96 anos e deixando o legado que hoje segue administrado por sua família. E também de Brasilio Bourscheid, o primeiro operador, que ainda vive em Três Passos.

 


Fonte: Redação

BUSCA NO SITE

Um valor é necessário.