Notícias > Saúde

26/03/2018
15:11

Secretaria da saúde irá implantar novo sistema para cadastramento de usuários

Crédito: Reprodução/Internet

O Governo do Estado está devendo três milhões e 500 mil ao município de Ijuí. O valor refere-se a serviços prestados na área da saúde, como consultas e exames pelo SUS.

 

O Município vem compensando os valores em atraso com recursos próprios, o que tem feito estourar o orçamento da administração municipal. Para fazer frente a essa situação, algumas medidas de economia já estão sendo avaliadas.

 

Uma delas é a instalação nos próximos meses de um software para cadastramento dos usuários, atendidos no chamado Susão e nos postos de saúde da rede pública municipal, que além de agilizar o atendimento vai classificar os pacientes, evitando que pessoas da região venham buscar atendimento na secretaria da saúde de Ijuí.

 

Segundo o Secretário de Planejamento, Rúbio Viecili é assustador o número de pessoas de fora buscando atendimento no Postão 24h. “Chegam vir vans e micro-ônibus lotados de pessoas da região para consultar e fazer exames aqui”, enfatizou Viecili.

 

O Novo programa vai estar integrado com o sistema que está sendo implantado pelo Ministério da Saúde que vai contar com o histórico de consultas e exames, bem como o prontuário de cada paciente do SUS. Com a implantação do programa de computador da Secretaria da Saúde, será confeccionado um cartão com foto do usuário e chip eletrônico com os dados do detentor e que será usado em todos os procedimentos feitos via SUS em Ijuí.

 

Outra medida em avaliação é a manutenção do atendimento no Susão após a meia noite, já que a procura é bastante baixa. Sugestão neste sentido, do vereador Jorge Amaral é de transferir esse atendimento para os hospitais de Ijuí e fechar o postão após a meia noite.

 

Viecili disse que está possibilidade já está sendo estudada pelo secretário Josias Pinheiro e ser for mais viável economicamente pagar para os hospitais atenderem durante a madrugada, a medida poderá ser adotada pela administração municipal.

 


Fonte: Redação.

BUSCA NO SITE

Um valor é necessário.